Bebê recém-nascido pode ter conjuntivite: causas, sintomas e como tratar

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos)....

197

bebe recem nascido sono dormindo 11

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos). A conjuntivite é altamente contagiosa e costuma aparecer com mais frequência em adultos, entretanto, em casos mais raros é possível que o quadro ocorra em recém-nascidos.

Conjuntivite neonatal

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a infecção gonocócica neonatal ou conjuntivite neonatal, é uma infecção ocular que acomete a conjuntiva de bebês no prazo de 24 horas até um mês após o nascimento.

Transmissão

close bebe olhos 0918 1400x800

A conjuntivite adquirida no canal de parto pode ser causada pela bactéria gonococo (proveniente gonorreia), clamídia ou, menos frequente, por herpes simples. Ocorre em neonatos nascidos por parto vaginal e podem estar relacionadas a complicações oculares e sistêmicas graves.

Clamídia

A conjuntivite transmitida por uma mãe infectada por clamídia ocorre geralmente 5 a 14 dias após o nascimento. Pode variar de conjuntivite leve, com secreção mucopurulenta mínima, até a forma grave, com edema de pálpebras, secreção abundante e formação pseudomembranosa.

Gonorreia

Já a conjuntivite transmitida por uma mão infectada por gonorreia causa uma forma aguda de conjuntivite purulenta que aparece 2 a 5 dias após o nascimento ou antes, com a ruptura prematura das membranas. O bebê apresenta edema grave de pálpebras. Se não tratada, podem ocorrer ulcerações da córnea e cegueira.

gonorreia ist bacteria 0119 1400x800

Herpes genital

A conjuntivite herpética inicia até a segunda semana de vida, está associada à lesões vesiculares na pele e possivelmente à encefalite. A doença herpética em recém-nascido requer internação hospitalar.

Conjuntivite Química

A conjuntivite química é causada pelo nitrato de prata, instilado nos olhos de recém-nascidos como profilaxia contra a bactéria gonococo. O quadro é leve, bilateral, inicia até o segundo dia de vida e resolve espontaneamente em 3 a 4 dias. Não necessita tratamento.

Sintomas

conjuntivite crianca 0619 1400x800

Vermelhidão e inchaço das pálpebras e/ou presença de secreção (pus) nos olhos.

Prevenção

Deve ser feita a prevenção em todos os recém-nascidos com um colírio, aplicado na primeira hora após o nascimento ainda na maternidade.

Tratamento

Toda oftalmia neonatal deve receber tratamento imediato para as principais bactérias causadoras (gonococo, causador da gonorreia e clamídia), a fim de prevenir consequências graves, como a cegueira. A mãe e seu(s) parceiro(s) sexuais devem sempre ser avaliados e tratados.