6 vantagens de treinar com um Personal Trainer

O treino personalizado é um conceito que se tem vindo a implantar fortemente nos últimos anos. Com a ajuda de um personal trainer é possível ter um treino...

1253

O treino personalizado é um conceito que se tem vindo a implantar fortemente nos últimos anos. Com a ajuda de um personal trainer é possível ter um treino à medida, mais motivador e com resultados mais rápidos. Conheça melhor os benefícios do exercício acompanhado.

6 vantagens de treinar com um Personal Trainer

Se há alguns anos atrás o personal trainer era uma realidade apenas para alguns, hoje em dia é um serviço que se generalizou a todas as idades, objetivos e que está mais acessível ao orçamento dos portugueses. A oferta deste serviço é atualmente comum à grande maioria dos ginásios, existindo além disso empresas vocacionadas para o conceito de treino personalizado/acompanhado que o disponibilizam ao domicílio ou em espaços ao ar livre.

O que distingue o treino personalizado

Recomendado a todas as pessoas (população saudável, população clínica, atletas), o treino acompanhado distingue-se pela existência de uma planificação cuidada da parte de um profissional do exercício físico atendendo às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa. Os objetivos podem ser de cariz estético ou de saúde, passando pela perda de massa gorda, aumento da massa muscular e melhoria da aptidão física de uma forma geral.

Um treinador pessoal é uma ótima alternativa para quem:

  • Pretende abandonar o sedentarismo e iniciar a prática de exercício físico mas não sabe como começar.
  • Tentou de tudo sem sucesso para perder peso.
  • Tem algum problema de saúde específico.
  • Procura obter o rendimento máximo nos seus treinos.
  • Não consegue encontrar motivação para treinar sozinho.

As vantagens do treino acompanhado:

– Treino à medida e com resultados rápidos: sendo orientado para as características específicas de cada um, através do treino personalizado será mais fácil e rápido alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Para quem já treina habitualmente mas não vê os resultados pretendidos, o conhecimento de um treinador pessoal permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes.
– Permite corrigir erros: sob a supervisão do personal trainer, serão corrigidos os erros de execução técnica dos exercícios, privilegiando-se a correção postural de forma a evitar lesões e padrões posturais prejudiciais.
– É mais seguro: a intensidade e volume do treino são monitorizados com base nos conhecimentos do treinador, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que pretende alcançar.
– É mais facilmente quantificável: as reavaliações periódicas da composição corporal e capacidades físicas permitem analisar a evolução em todos os parâmetros e reajustar o treino de acordo com os objetivos traçados.
– É mais motivador: o personal trainer contribuirá para evitar a rotina e monotonia dos treinos, diversificando o trabalho desenvolvido e levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir.
– É mais ajustável ao tempo disponível: cada treino é agendado de acordo com a sua disponibilidade. Em conjunto irão encontrar estratégias para gerir o tempo, de forma a atingir a regularidade necessária para atingir resultados.

Treino acompanhado em populações especiais: o recurso a um personal trainer

Pode, em muitas situações, ser a única forma segura de praticar exercício físico. É o caso, por exemplo, de grávidas e idosos, populações com necessidades especiais e que irão beneficiar do treino acompanhado.

Pessoas com problemas de saúde como diabetesdoenças cardiovascularesobesidadehérniasosteoartrosefibromialgia, mobilidade reduzida, entre outros, também beneficiam se recorrerem a um personal trainer. Por exemplo, no caso de pessoas com problemas cardíacos é essencial a monitorização dos parâmetros de intensidade, enquanto no caso de problemas musculoesqueléticos há que fazer um controlo da correção postural e da execução técnica correta dos exercícios.

Trabalho conjunto

Nestes casos em que existe algum tipo de limitação, o personal trainer pode inclusivamente trabalhar em conjunto com o médico de forma a garantir a sua segurança e acelerar o processo de recuperação.

A escolha do serviço

Na escolha de um personal trainer deverá ter em conta as qualificações e conhecimentos teóricos e práticos do profissional. A empatia é também um fator importante para o sucesso neste trabalho conjunto, bem como a disponibilidade horária, que deverá ir ao encontro das necessidades do cliente.

No momento de contratar o serviço, o cliente deve ter em conta os diversos programas e preços existentes e encontrar a melhor solução para si: treinos de uma hora, treinos de 30 minutos, treinos para duas pessoas em simultâneo e treinos de pequenos grupos, indoor ou outdoor.