Passar tempo no parque faz bem para a saúde mental

Estudo revela que visitar esses locais dá um gás ao bem-estar emocional — mesmo na ausência de exercícios Ter contato com a natureza faz bem para o corpo...

720

Estudo revela que visitar esses locais dá um gás ao bem-estar emocional — mesmo na ausência de exercícios

relaxamento acalmar a mente

Ter contato com a natureza faz bem para o corpo e a mente (Ilustração: Pedro Hamdan/SAÚDE é Vital)

Pedalar ou correr nesses ambientes é um ótimo hábito para a saúde. Mas mesmo quem visita os parques só para apreciar a paisagem ou fazer um piquenique com os amigos, por exemplo, já sai ganhando.

“Os indivíduos que entrevistamos relatam uma maior satisfação pessoal depois de visitar um parque”, afirma Hon Yuen, terapeuta ocupacional da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. “Porém, isso não esteve vinculado à prática de atividade física, e sim ao tempo passado no local”, completa.

Suas conclusões decorrem de conversas com 94 frequentadores de três parques situados na cidade americana de Mountain Brook. Por outro lado, o especialista ressalta que esses lugares precisam ser bem cuidados para promoverem qualidade de vida.

Mais contato com a natureza

Uma série de experimentos confirma que reservar algum tempo na agenda para conviver com árvores, rios e afins acalma a mente — dentro ou fora dos parques.

Para ter ideia, uma investigação clássica da Universidade do Colorado, também nos Estados Unidos, constatou que acampar por um fim de semana ajuda inclusive a dormir melhor.