Por que o Dia do Trabalho é comemorado no 1º de maio?

No Brasil, a data foi intitulada seis anos depois do primeiro país que a reconheceu como feriado nacional. Mais do que um feriado para descansar e curtir com...

882

No Brasil, a data foi intitulada seis anos depois do primeiro país que a reconheceu como feriado nacional.

Mais do que um feriado para descansar e curtir com a família, o Dia do Trabalho, no dia no 1º de maio é celebrado por relembrar um marco importante na história dos direitos trabalhistas que aconteceu no mesmo dia, mas em 1886.

O ano foi marcado por uma greve de milhares de trabalhadores, reunidos pela Federação Americana do Trabalho, que paralisou a cidade de Chicago. Isso aconteceu porque os operários trabalhavam em condições desumanas. Por exemplo, a jornada mínima era de 13 horas, e máxima de 17.

Com esse cenário caótico, o intuito das manifestações era diminuir as horas trabalhadas para oito, porém os protestos não foram pacíficos como os envolvidos esperavam.

Ainda no mesmo ano, no dia 3 de maio, policias e manifestantes entraram em conflito pela primeira vez, o que resultou em feridos, mortos e presos. Já a segunda vez de embate aconteceu no dia seguinte (4), quando uma bomba explodiu na praça Haymarket e aumentou a resposta dos policiais.