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Por que diziam que abacate engordava e agora todo médico recomenda comer?

O abacate deixou de ser o vilão das dietas e agora é recomendado, inclusive, como parte do cardápio diário de pessoas que querem ter uma alimentação balanceada. Mas...

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O abacate deixou de ser o vilão das dietas e agora é recomendado, inclusive, como parte do cardápio diário de pessoas que querem ter uma alimentação balanceada. Mas o que será que fez a fruta mudar tão drasticamente de títulos?

De acordo com Rodrigo Polesso, especialista em emagrecimento, o alimento não deixou de ter as características que o tornam contra indicado para as dietas, como seu alto teor de gordura, mas, à medida que foram descobertas mais informações sobre sua composição, foi-se percebendo que havia mais pontos positivos que negativos.

Gordura do abacate

O abacate é saudável, tem baixo teor de açúcar, é rico em fibras, minerais, magnésio, potássio, ou seja, é uma ótima fonte de alimento. 77% das calorias no abacate são de gordura, no entanto, as gorduras que compõem a fruta são de alta qualidade, se assemelhando às propriedades do azeite de oliva.

A maior parte da gordura presente no abacate é ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado, que tem sido associado à inflamação reduzida e tem demonstrado efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer.

Um dos motivos do abacate ser indicado nas dietas é que hoje se sabe, por exemplo, que as gorduras naturalmente presentes nos alimentos podem, ao contrário do que se pensava, melhorar marcadores de saúde importantes como o colesterol e triglicerídeos, o que ajuda na prevenção de doenças cardíacas, por exemplo.

Abacate na dieta

O abacate também é fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7, que auxiliam a manter o equilíbrio do organismo, auxiliando a perda de gordura corporal. E por ser rico em fibras, ele é indicado para integrar dietas de emagrecimento por garantir o melhor funcionamento do intestino e proporcionar sensação de saciedade.

Para quem treina, a fruta também ajuda a melhorar o rendimento, justamente por ser uma boa fonte de energia e ajuda a repor sais minerais e prevenir cãibras em corredores por ser grande fonte de potássio.

Conforme o especialista, o empecilho para o abacate na dieta é a quantidade e seu acompanhamento. A fruta, especialmente no Brasil, é consumida com açúcar, ou o adoçante para quem está de dieta. Nestes casos, como ele fica hiperpalatável acaba virando uma sobremesa que passa a ser consumida em excesso, não por necessidade.

Fonte: Vix.com



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