Alunos do Parlamento Jovem 2018 recebem certificados

Evento aconteceu nessa quinta-feira no Plenário da Câmara Municipal de Itabira Uma solenidade nessa quinta-feira, 29 de novembro, marcou a entrega de certificados aos 45 jovens de oito...

785

Evento aconteceu nessa quinta-feira no Plenário da Câmara Municipal de Itabira

Uma solenidade nessa quinta-feira, 29 de novembro, marcou a entrega de certificados aos 45 jovens de oito escolas públicas estaduais de Itabira que participaram do Parlamento Jovem 2018. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve a participação do presidente Neidson Dias Freitas (PP) e do vereador Adélio Martins da Costa, Decão de Dona Dudu (MDB).

Este ano o programa, realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com as câmaras municipais, trabalhou o tema Violência contra a Mulher. As atividades começaram em março e foram divididas em três etapas: municipal, regional e estadual.

Participaram da 15ª edição do Parlamento Jovem estudantes das escolas estaduais Fazenda da Betânia, Professor Emilio Pereira de Magalhães, Professora Palmira Morais, Professora Maricas Magalhães, Professora Marciana Magalhães, Antonio Linhares Guerra, Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro e Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Na etapa estadual, em que jovens de todo o estado se reuniram na Assembleia Legislativa para a votação final, os alunos de Itabira conseguiram, mais uma vez, aprovarem uma proposta. Trata-se da “Implantação do ‘Parada Segura’ nos transportes coletivos de Minas Gerais”, que dá à mulher o direito de desembarcar fora do ponto durante a noite.

No Município já há uma lei, de autoria do vereador Leandro Pascoal (PRB), que dispõe sobre o assunto. O projeto aprovado pela Câmara este ano e sancionado pelo prefeito permite que mulheres desembarquem fora do ponto a partir das 22 horas. Pascoal foi, inclusive, a Belo Horizonte, acompanhado de alunos do PJ, defender a proposta junto ao deputado estadual Leo Portela, seu correligionário. Se o projeto passar pelas comissões e pelo plenário da Assembleia, vira lei em todo o estado.