Neidson quer reduzir número de vereadores de 17 para 11

O presidente da Câmara Municipal, Neidson Dias Freitas (PP) disse nesta terça-feira (27) durante entrevista concedida à imprensa que pretende apresentar um Projeto de Lei em 2019 propondo...

46 0

O presidente da Câmara Municipal, Neidson Dias Freitas (PP) disse nesta terça-feira (27) durante entrevista concedida à imprensa que pretende apresentar um Projeto de Lei em 2019 propondo a redução dos atuais 17 vereadores para 11. Segundo ele, a redução geraria em torno de R$ 10 milhões em economia. A proposta, no entanto, ressaltou o presidente, deverá ser amplamente debatida com os vereadores e com a população. Caso seja aprovada, a redução começa a vigorar a partir da próxima legislatura, em 2021.

Neidson Freitas lembrou que por dois mandatos, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a redução do número de parlamentares, o legislativo itabirano funcionou com 11 vereadores. Os atuais 17, defendeu o progressista se tornou inviável, diante da necessidade de contenção de gastos.

“Essa é uma proposta que foi apresentada no decorrer da nossa campanha, que visa reduzir de 17 para 11 o número de vereadores em nossa cidade, então, eu falo que esse projeto é de minha autoria, mas ele é uma vontade da população, de diminuição da máquina pública e este é o caminho. O que está sendo feito é um estudo aprofundado de quantitativo de vereadores, dequanto é gasto com toda estrutura no gabinete, com as diárias, com os salários, com todas as obrigações patronais, enfim, com todos os gastos de um gabinete no município de Itabira”, disse Neidson Freitas.

Sem especificar quais, o presidente afirmou que várias cidades maiores, com arrecadações maiores, têm um número reduzido de vereadores. A diminuição, defendeu, “não prejudica o trabalho legislativo”.

“Eu acredito que os vereadores estão atentos ao que está acontecendo e que eles têm a tendência de seguir a opinião pública. Os grandes responsáveis para que possamos ter êxito é a própria população, o eleitor, o cidadão itabirano que vai saber definir. Estamos falando em 4 anos em mais de R$ 10 milhões [de economia]. Mas será feito todo um trabalho de conscientização, de chamamento da população, do eleitor itabirano para essa discussão. Então, eu acho que os vereadores precisam estar atentos a vontade do eleitor”, disse.

Questionado se o projeto teria aceitação fácil entre os atuais vereadores, Neidson Freitas garantiu que alguns dos seus colegas já lhe garantiram voto favorável à matéria.

“Preciso conversar pessoalmente com os vereadores, debater, já tem alguns favoráveis, outros contrários, mas acredito que com o apoio da população e mostrando a economia com essa redução, teremos a adesão de boa parte dos vereadores”, estimou o presidente.


Join the Conversation



Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_vu71hs3jnjg3isspggi0qsm9t1, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0