Conquista: o poder do magnetismo

De onde vem essa força invisível e poderosa que nos deixa atraídas por alguém sem sabermos por quê? Aqui revelamos algumas explicações A gente já aprendeu na escola...

30 0

De onde vem essa força invisível e poderosa que nos deixa atraídas por alguém sem sabermos por quê? Aqui revelamos algumas explicações

A gente já aprendeu na escola que o magnetismo é a propriedade de atração e repulsão dos metais e ímãs, que apresentam um polo positivo e outro negativo. Quem não se lembra quando o professor comprovava esse fenômeno fascinante mostrando que os polos iguais dos ímãs se repeliam e os polos opostos se atraíam? É, essa regra funciona para a física, mas, quando se trata da atração entre homens e mulheres, as explicações para esse magnetismo são bem mais complexas.

Afinal, será que a beleza e o sucesso são suficientes para provocar essa força invisível e poderosa? Para a psicóloga Suzy Camacho, de São Paulo, diversos outros fatores além da aparência física podem despertar esse magnetismo entre homens e mulheres. “A atração é algo instintivo para o ser humano, é um impulso que ativa pontos do nosso subconsciente e nada tem a ver com a razão. Muitas vezes basta um olhar, um cheiro, uma postura para acender o interesse por alguém. Você já reparou que algumas mulheres se sentem fascinadas sempre por homens de determinado biotipo, como os morenos? Outras podem ter preferência, por exemplo, pelos mais baixos. Inconscientemente elas buscam um perfil, sentem-se atraídas por um padrão. Esses fatores não são explicados racionalmente e são muito particulares para cada mulher”, conta.

A ciência vem se empenhando em estudos e pesquisas que possam finalmente responder à pergunta: de onde vem esse magnetismo, essa energia avassaladora que nos deixa tão atraídas por alguém e vai muito além da aparência? Esse tema, tão instigante e fascinante, ainda vai render muitas investigações, mas algumas conclusões já começam a aparecer.

Química pura

Você já ouviu falar dos feromônios? Não? São substâncias químicas secretadas por algumas espécies e capazes de despertar reações cerebrais em determinados indivíduos. Nos insetos e mamíferos, eles podem provocar, por exemplo, a atração sexual, a demarcação de trilhas para busca de alimentos ou a comunicação. E segundo Suzy, eles também apresentam um poderoso efeito sobre nós. “O feromônio humano é considerado um dos grandes responsáveis pela famosa ‘química’ daqueles casais realmente afinados.” É que essa substância pode influenciar a percepção que temos diante de determinado cheiro, gesto, atitude ou olhar e, como reação, despertar aquela atração e a deliciosa sensação de “borboletas no estômago”.

A vez da voz

Você já conheceu um homem gatíssimo, mas, quando ele começou a falar… adeus, encanto? O problema – e a solução, por outro lado – pode estar na voz. Isso mesmo. Um estudo da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, descobriu que há um tom de voz masculino mais atraente. E se você imagina que, quanto mais grave, mais sexy, surpresa: de acordo com a pesquisa, é a frequência média, nem grave nem aguda, a mais atrativa. Quer uma referência para inspirá-la? O galã sedutor Jon Hamm, o Don Draper da série Mad Men, tem exatamente esse timbre de voz. Parece que seu poder de atração vai bem além da sua bela aparência, não é?

Inteligência também atrai

Os ignorantes que nos desculpem, mas inteligência é fundamental. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Ocidental da Austrália e publicado no periódico Intelligence, os homens inteligentes podem ganhar pontos no quesito atração sexual. A conclusão dos cientistas, no entanto, é que, para despertar esse magnetismo, o atributo não pode ser mediano, não. As sapiossexuais – como são conhecidas cientificamente essas mulheres atraídas sexualmente pela inteligência do parceiro – só sentem esse efeito diante de homens com um QI bastante elevado, aqueles gênios mesmo, com inteligência 90% acima da média.

Uma dose de bom humor

Aquele cara que leva a vida numa boa e mantém o senso de humor também ganha pontos a mais no quesito magnetismo. Afinal, qual de nós não se sente fascinada por alguém que nos faça rir pra valer? E, nesse caso, há provas científicas também. Pesquisadores da Universidade do Kansas analisaram diversos casais durante encontros e descobriram que, quanto mais um homem tenta fazer a mulher rir, mais chances ela tem de se sentir atraída tanto sentimental como fisicamente.

Adeus, barbeador

Acredite, os barbudos têm um poderoso efeito magnético sobre as mulheres. Um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e publicado no periódico Evolution and Human Behaviour revelou que mulheres consideraram mais atraentes os homens que não faziam barba há cerca de dez dias. A pesquisa revelou, ainda, que o estágio do crescimento da barba tem o seu valor. Isso porque os que tinham apenas a barba por fazer, ou seja, deixaram de passar a navalha por uns cinco dias, foram considerados os menos atraentes em comparação até com os barbeados. Com esses resultados os pesquisadores concluíram que o rosto com pelos médios transmite uma imagem de maturidade e virilidade, magnetismo puro!

 

 


Join the Conversation



Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_94r4rqnpkjgv2fkns9rgbsoho4, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0